
Esposa do Candidato Presidencial da FRELIMO, Gueta Chapo visita o Mercado Fajardo. Foto de Carlos Júnior
Maputo, 09 Set (AIM) – Vendedeiras do mercado Fajardo, incluindo membros e simpatizantes da Frelimo, organizaram-se esta segunda-feira (09), para cortejarem a esposa do secretário-geral e candidato presidencial do partido, Gueta Chapo.
A esposa de Chapo cumpriu hoje (09) o segundo dia campanha para a mobilização do voto na cidade de Maputo, com uma escala no mercado Fajardo.
Organizadas, as vendedeiras jubilavam nas ruas do mercado, com cânticos e danças, que serviam para confirmar o voto em Daniel Chapo e Frelimo.
Gueta Chapo visitou o mercado onde manteve contacto interpessoal de banca em banca com os vendedores.
“As mulheres estão esperançosas. O Chapo ama o povo moçambicano. Ele é moçambicano e conhece os problemas de todos nós. Ele é experiente e quer transmitir a sua experiência”, disse a esposa do candidato presidencial.
Gueta Chapo explicou que caso seja eleito, o seu esposo propõe-se a dar continuidade ao programa de lanche escolar às crianças, criar um Banco de Desenvolvimento para financiar negócios, construir escolas técnicas profissionais, mecanizar a agricultura, para criar mais oportunidades de emprego para todos e, acima de tudo, continuar a assistir as viúvas, mulheres, crianças entre outras realizações.
A esposa do candidato também manteve um encontro com membros da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), representada por todos os distritos municipais da urbe, que estiveram reunidos no Centro de Conferências Filipe Jacinto Nyusi, no bairro de Zimpeto.
A juventude mostrou estar organizada e coesa, e a trabalhar incansavelmente para garantir a vitória da Frelimo e seu candidato presidencial no escrutínio de 09 de Outubro próximo. Aliás, é notória a sua organização e coesão.
Dirigindo-se aos jovens, Gueta Chapo deu uma oportunidade par exporem as suas preocupações, entre as quais destacam-se o emprego e habitação.
“Os jovens precisam de facto de oportunidades, mas, acima de tudo, precisam ter conhecimentos práticos. porque não basta concluir o ensino médio e completar 18 anos. É preciso saber fazer, porque a mudança está nas mãos dos jovens”, destacou.
Outras preocupações estiveram incluem falta de financiamento às iniciativas juvenis, falta de transporte público, sobretudo no período nocturno, o que prejudica os jovens estudantes e trabalhadores.
“O que nos preocupa é a falta de apoio aos jovens, não temos emprego. Queremos o abraço e apoio de Chapo, nos próximos projectos a serem lançados durante a sua governação”, referiu um dos jovens.
Dando resposta às preocupações apresentadas, Gueta Chapo, disse serem legítimas e, por isso, serão encaminhadas.
Referiu que Chapo ainda não é presidente e, para o efeito, é preciso que todos votem no Chapo e Frelimo, partido que o suporta, porque é o candidato certo.
Na sua mensagem, destacou a importância da existência de um ambiente familiar saudável. “A paz e o respeito são fundamentais no seio familiar, por forma a prevenir divórcios, assassinatos e outros males que enfermam a sociedade”.
(AIM)
NL/sg