Maputo, 16 Set (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou hoje o edifício da delegação do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) no distrito de Magude, província de Maputo, sul de Moçambique.
Orçado em cerca de 313 mil dólares (20 milhões de meticais, ao câmbio corrente) o lançamento da primeira pedra teve lugar em Dezembro de 2023.
Ocupando uma área de 224 metros quadrados, a obra, construída de raiz, comporta modernos balcões de atendimento, salas de reuniões, incluindo compartimentos para diversos usos.
Falando na cerimónia, o Presidente da República explicou que o acto representa mais um marco traduzido na implementação do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024.
Subordinado ao Ministério do Trabalho e Segurança Social, o INSS, segundo Nyusi, oferece mais uma vez, aos moçambicanos mais uma infra-estrutura de serviço de segurança social próximo das residências e locais de trabalho dos seus utentes.
“Nós temos no distrito de Magude, já não precisam de ir a Matola [província de Maputo] a Xai-Xai [província meridional de Gaza] as coisas são feitas aqui, para além de que a mensagem dos pensionistas está clara, muita coisa já se pode fazer a partir de casa, através das formas digitais de pagamento”, disse.
As novas infra-estruturas do INSS em Magude foram erguidas igualmente, para reduzir as despesas administrativas da instituição, decorrentes do arrendamento de instalações para o funcionamento dos serviços prestados pelo INSS.
“Perguntei onde é que iam os utentes e recebi informações que iam para lá e que tinham que arrendar o edifício. Agora já não”, disse, tendo sublinhado que o edifício entregue hoje representa o modelo de arquitectura aplicada é semelhante à de outras delegações distritais construídas ao longo do país.
O primeiro protótipo do edifício foi construído de raiz no distrito de Metuge, província nortenha de Cabo Delgado, inaugurado em Agosto de 2022.
“Hoje, reiteramos o que dissemos, na ocasião, em Metuge, garantindo que se tratam de edifícios resilientes aos eventos climáticos extremos”, afirmou o Presidente.
Como pólo de desenvolvimento, segundo Nyusi, o distrito constitui uma realidade, uma vez que “nós não precisamos de dizer, precisamos de fazer coisas porque é aqui onde vive a população, é aqui que a população precisa de energia, de telefone, por isso, para nós, desenvolver distrito não precisamos pensar duas vezes”.
Por seu turno, a representante dos pensionistas de Magude, Alegria Matonse, disse que o edifício veio em tempo oportuno porque desde há muito tempo estava à espera do empreendimento.
“Oferece todas as condições de atendimento ao público e acessível para todos nós, sem olhar para as condições em que éramos atendidos na antiga instalação. Hoje estamos satisfeitos”, afirmou.
Ao longo do quinquénio 2020-2024, o INSS construiu e inaugurou duas delegações provinciais e 10 delegações distritais, 25 postos de atendimento em todas as delegações e nos locais de maior concentração de trabalhadores, principalmente os trabalhadores por conta própria.
(AIM)
Ac/sg