
Eleicoes autarquicas, votacao. Foto de Ferhat Momade.
Maxixe (Moçambique), 20 Set (AIM) – O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) vai arrancar quarta-feira próxima (25) com a formação de mais de 800 Membros de Mesas de Voto (MMVs) na cidade de Maxixe, província meridional de Inhambane, em Moçambique.
Tratam-se de MMVs provenientes de todos os cantos desta cidade e partidos políticos que serão capacitados por mais de 64 formadores de Membros de Mesas de Votos (MMVs) (seis dos quais suplentes) em preparação para as eleições gerais e das assembleias provinciais de 09 de Outubro próximo.
A informação foi revelada à AIM na manhã desta sexta-feira (20) pelo Presidente da Comissão de Eleições da Cidade de Maxixe, Mateus Alberto.
Alberto disse esperar por formandos de qualidade num processo que vai tomar 12 dias.
“À partir do dia 25 de Setembro, vai arrancar a formação dos MMVs que vai levar 12 dias e pensamos que em termos do produto final, vai haver (um produto de) qualidade. Queremos acreditar que vão poder corresponder àquilo que são as nossas expectativas.”, disse.
Disse que os MMVs devem estar capacitados para receber o eleitor, verificar a sua inscrição no caderno de recenseamento, localizar a inscrição no caderno e orientar as filas, na sala devem estar à altura de dar os materiais necessários com a explicação devida para o eleitor exercer o seu direito de votar.
A fonte destaca também o nível de preparação dos formadores, uma vez que a maioria destes já tiveram a oportunidade de exercer o cargo previamente.
“A maioria dos formadores estão repetindo como formadores de MMV’s, então, queremos acreditar que em termos de assimilação da matéria do que devem transmitir aos MMV’s, estes formadores estão preparados”, disse.
Refira-se que os MMV’s são seleccionados por via de concurso público, e outros são indicados pelos partidos políticos com assento na Assembleia da República, o parlamento moçambicano, nomeadamente, a FRELIMO, RENAMO e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM).
(AIM)
CC/sg