
Maganja da Costa (Moçambique), 03 Out (AIM) – O candidato presidencial da Frelimo, partido no poder, para as eleições gerais de Outubro corrente, regressou hoje (03) à província central da Zambézia, para reiterar o seu compromisso de melhorar as condições de vida do povo moçambicano caso seja eleito presidente.
O retorno a uma região onde já havia trabalhado durante três dias, tinha em vista, a confirmação do voto já anteriormente mobilizado na primeira fase da sua digressão em campanha eleitoral.
O candidato da Frelimo, que entrou pelos distritos de Maganja da Costa e Nicoadala, intensificou o apelo ao voto numa região considerada crucial para a vitória no escrutínio da próxima quarta-feira, tendo em conta o elevado número de habitantes desta província e o número de potenciais eleitores inscritos, posicionando-se como segundo maior circulo eleitoral.
Com uma agenda apertada de apenas um dia, chapo chegou as primeiras horas de hoje no distrito da Maganja da Costa, onde era aguardado com expectativa pelos membros, simpatizantes e população no geral, ávida em ver e ouvir o candidato, apesar do frio que se fazia sentir, termómetros abaixo de 20 graus e chuva a mistura.
Fiel ao seu compromisso, plasmado no manifesto eleitoral da Frelimo, Chapo apontou como solução para os problemas que o país enfrenta, tendo em conta a sua experiência de gestão que o acrescenta valor comparativamente aos outros três candidatos na mesma corrida à Ponta Vermelha.
Para além de habituais promessas, que caracterizaram a primeira fase da campanha, relativamente a sua visão sobre o desenvolvimento, assente na construção de infra-estruturas como estradas, pontes, hospitais, escolas, expansão da rede eléctrica e abastecimento de água, o candidato recordou a necessidade de votar na pessoa certa, neste caso em si.
“Eu tenho experiência comprovada e nós, no dia 09 precisamos de votar a pessoa capaz de conduzir os destinos do país e essa pessoa sou eu Daniel Chapo”, disse em Maganja da Costa, o candidato da Frelimo.
“No dia 09 vamos todos votar no Daniel Chapo e na Frelimo. A Frelimo e seu candidato são os únicos que conhecem com profundidades as preocupações do povo e vão resolvendo”, vincou.
Entre realizações e preocupações constadas em Maganja da Costa, o candidato lembrou que o governo da Frelimo desenvolveu vários projectos naquela região nos últimos anos, incluindo a construção da ponte sobre o rio Licungo, empreendimento fulcral para o desenvolvimento dos distritos vizinhos, facilitando a circulação de pessoas e bens e dinamizando a economia local.
Consta igualmente das realizações, a construção de dois centros de saúde, 12 escolas, cinco sistemas de abastecimento de água e expansão da rede eléctrica.
Referiu que a sua candidatura é de esperança. Por isso, exorta a população local para não se deixar levar pelas alegadas falsas promessas deixadas pelos seus concorrentes directos.
Zambézia tem cerca de 2,8 milhões de eleitores e poderá apurar 42 deputados para Assembleia da República, parlamento moçambicano, numa eleição que inclui a candidatos para membros das assembleias provinciais e de governadores de província através de cabeças-de-lista.
(AIM)
PC/sg