
Sala de Cirurgias
Tete (Moçambique), 05 Out (AIM) – Moçambique vai ter um Centro Cirúrgico Nacional, uma infra-estrutura moderna, que será edificada no recinto do Hospital Central de Maputo (HCM), na capital moçambicana.
A informação foi partilhada este (sábado) pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, durante a inauguração do Hospital Distrital de Massinga, província meridional de Inhambane, em Moçambique.
“Queremos partilhar por esta ocasião que o meu governo, em parceria com o governo da República Popular da China, chegou a uma conclusão que vamos construir um centro cirúrgico nacional de Moçambique e será no Hospital Central de Maputo.
Segundo o estadista moçambicano, o centro, cujos preparativos para a sua construção já iniciaram, contempla um novo edifício de oito pisos, 14 salas de operações, com capacidade para internamento de 475 camas, e está orçado em cerca de 42 milhões de dólares americanos.
“Será uma das maiores infra-estruturas de saúde no país, e vai incluir serviços de urgência, emergências médicas, cuidados intensivos, bloco operatório, enfermarias de cirurgia e ortopedia e, também, escritórios para os serviços administrativos, salas para equipamentos e tecnologias de comunicação e informação, sistemas de segurança e de combate a incêndios”.
Acrescentou que “continuaremos a trabalhar até ao último minuto para a sua concretização.”
A construção do Centro Cirúrgico Nacional foi acordada aquando da visita que o Chefe de Estado moçambicano efectuou, recentemente, à China.
(AIM)
dt/sg