Maputo, 17 Out (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, concluiu na tarde de hoje (17) a colocação de colares de monitoramento aos cinco mamíferos selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo Homem (Big Five), um acto que teve lugar na Reserva do Niassa, província nortenha que carrega o mesmo nome.
Para a recepção do colar e encerramento do presente ciclo foi identificado um leopardo baptizado por “Dr. Legacy” e foi um dos actos marcantes do 70º aniversário da criação da Reserva do Niassa.
O exercício visa estudar e proteger estas espécies, pois permite o rastreio dos seus movimentos e padrões de comportamento em tempo real.
A prática ajuda na conservação ao fornecer dados essenciais para desenvolver estratégias eficazes de protecção, elaboração de pesquisas científicas, gestão de recursos e combate à caça furtiva.
Falando durante o evento, o chefe de Estado assegurou que Moçambique vai sempre investir na preservação de suas espécies.
“O Estado continuará a fazer a sua parte, investindo em um programa de monitoramento telemétrico com a colocação de colares e monitoramento via satélite nos animais icónicos da reserva, assegurando a sua protecção contínua e a integridade dos seus habitantes”, explicou.
Disse que a colocação de um colar de monitoria no Dr. Legacy além de completar o ciclo de “colarização” dos Big Five, é exemplo do compromisso do governo na protecção da fauna.
Nyusi assumiu também o compromisso de continuar a trabalhar em prol da biodiversidade.
“Esta é uma reafirmação do nosso compromisso com a conservação da biodiversidade e de espécies emblemáticas em particular, uma actividade que prometemos seguir e honrar para sempre em defesa de todo o nosso planeta Terra, nossa casa colectiva”, referiu.
“É um compromisso que assumo e tenho de continuar a fazer, porque temos que proteger o mundo”, acrescentou.
A colarização dos Big Five começou em 2018 com a colocação com o elefante Mr. President e depois Gentleman em 2021, outras espécies beneficiárias incluem o rinoceronte Princess Innocent, búfalo Reconciliation, leão Mister Peace, leoa Madam Peace e por último o leopardo Dr. Legacy.
(AIM)
CC/sg