Chimoio (Moçambique), 22 Out (AIM) – Cerca de 48 mil alunos acabam de receber uniforme escolar, fruto de uma iniciativa do governo e parceiros do sector de educação que trabalham na província central de Manica, em Moçambique.
O acto de entrega teve lugar esta terça-feira (22), na Escola Básica de Trangapasso, no âmbito do programa “Eu Sou Capaz”.
É um programa do Gabinete da Primeira-Dama, Isaura Nyusi, e tem como objectivo assegurar a permanência da rapariga na escola.
Através do programa “Eu Sou Capaz” as raparigas recebem assistência de vária índole, cujo objectivo é fazer que elas participem no processo de ensino formal.
Nesta etapa, os beneficiários são alunos de 10 distritos, de um total de 12 existentes na província de Manica, que estudam na 5°, 6° e 7° classes.
A cerimónia de entrega dos uniformes foi orientada em Chimoio, pela governadora da província de Manica, Francisca Tomás.
Na ocasião, pediu aos beneficiários para se dedicarem aos estudos como forma de garantir um futuro melhor e, desta forma, participarem activamente no processo de desenvolvimento de Moçambique.
Recomendou aos pais e encarregados de educação para incentivarem os seus educandos a estudar e se abster de todos os males que possam levar a abandonar a escola, principalmente as raparigas.
“Com a entrega destes uniformes, estamos certos de que estão criadas as condições para que as nossas alunas continuem a frequentar as aulas sem receio nenhum, e a acreditamos que vai reduzir as desistências” referiu Francisca Tomás.
Os pais e encarregados de educação enalteceram a acção do governo e dos parceiros pela aquisição do uniforme escolar porque, vai aliviar o sofrimento dos alunos, cujos pais enfrentam dificuldades financeiras.
O programa “Eu Sou Capaz” foi lançado por Isaura Nyusi, e tem como objectivo proporcionar melhores oportunidades de educação e empoderamento de adolescentes e mulheres jovens, através de acções que estimulem a retenção da rapariga.
Outro objectivo é criar condições para que as raparigas de todo o país continuem a beneficiar o direito à educação e redução dos riscos de casamentos prematuros e gravidez precoce.
O “Eu Sou Capaz” está a ser implementado em 50 distritos das províncias de Cabo Delgado (6), Nampula (11), Zambézia (11), Manica (10), Sofala (8), Maputo Província (3), Maputo Cidade (1).
Espera- se que até finais deste ano de 2024 sejam assistidas mais de 600 mil raparigas em todo o país.
(AIM)
Nestor Magado (NM) /sg