Maputo, 19 Jan (AIM) – O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) formou cerca de 3.000 raparigas em literacia digital, uma iniciativa que visa empoderar e reter a rapariga na escola.
Anunciou o facto o Secretário Permanente do MINEDH, Artur Dombo, durante a Cnferência Internacional Sobre Igualdade do Género em África, que teve hoje (19), em Maputo, e serviu para lançar a campanha “Nós somos Iguais” e para a réplica do Movimento “Desperdício Zero”.
“No âmbito de empoderamento da rapariga, implementamos cursos de literacia digital beneficiando cerca de 3.000 raparigas vulneráveis nas províncias de Manica e Sofala”, afirmou.
Disse ainda que para garantir a retenção da rapariga na escola o MINEDH tem vindo a desenvolver várias actividades, incluindo a distribuição de kits de dignidade a mais de cinco mil raparigas, permitindo mais conforto e confidencia às raparigas e lançamento da campanha de resgate e reintegração da rapariga na escola presencial ou à distância.
“Implementamos programas de alimentação escolar, beneficiando 660 mil alunos dos quais 47 por cento são raparigas e círculos de interesse onde são desenvolvidas várias actividades com vista ao empoderamento da rapariga, relações de género, corte e costura, leitura jardinagem, horta escolar”, acrescentou.
Ainda no âmbito de empoderamento da rapariga, Dombo fez saber que foram impressos cinco mil exemplares de manuais do mecanismo multissectorial para a prevenção, denuncia, encaminhamento e resposta à violência contra crianças nas escolas, incluindo assistência às vítimas.
“Capacitamos 150 gestores escolares do Ensino Secundário Geral (ESG) dos quais 85 são mulheres, no âmbito da implementação da iniciativa caminhos seguros e combate à violência na escola, nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Zambézia e Tete”.
A fonte disse, na ocasião, que o MINEDH tem como desafios melhorar o fraco desempenho no final do primeiro ciclo do ensino primário, assegurar que mais raparigas frequentem as áreas de ciências e matemáticas.
Para fazer face aos desafios, segundo Dombo, o MINEDH, perspectiva continuar com a implementação de pacotes para a educação, em particular da rapariga, mobilizar recursos para a implementação das políticas e estratégias e reforçar a monitoria da implementação das políticas conducentes à promoção de igualdade de género.
(AIM)
SNN/sg