
Chimoio (Moçambique) 04 Nov (AIM) – Pelo menos nove pessoas perderam a vida esta segunda-feira (04), vítimas de um acidente de viação ocorrido no distrito de Sussundenga, província de Manica, centro de Moçambique.
O acidente deixou outras 15 pessoas feridas, incluindo graves e ligeiros. A viatura de transporte de passageiros circulava no sentido Dombe a zona de Munhinga, no mesmo distrito.
Ao chegar na zona de Dimba Utore, estourou um dos pneus que provocou o despiste e capotamento da viatura.
No local do acidente, morreram seis pessoas e outras três perderam a vida quando recebiam cuidados médica numa das unidades sanitárias de Sussundenga.
Ainda na mesma localidade de Munhinga, horas após o acidente, dois agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) contrariam ferimentos graves devido as escaramuças provocadas num confronto com a população.
Os residentes de Munhinga interpelaram uma viatura ligeira nas bombas de abastecimento de combustível, na qual seguiam uma senhora e três menores, um facto que fez com que aqueles residentes suspeitassem tratar-se trafico de seres humanos.
Uma fonte que contactou a AIM explicou que tudo começou quando a população quis fazer justiça pela próprias mãos contra a senhora.
A polícia foi mobilizada para o locais e disparou uma arma de fogo com a qual atingiu mortalmente um mototaxista.
A população enfurecida arrancou a arma a um dos agentes e disparou contra os membros da polícia. Os dois agentes da PRM ficaram feridos com gravidade.
Situação obrigou a deslocação de outros membros da corporação para o local. A população incendiou uma viatura de marca Mahindra, atribuída a comandante distrital da PRM de Sussundenga.
“O dia iniciou calmo. Horas depois tivemos o registo de um acidente de viação ma zona de Dimba Utore. Mais tarde, os residentes de Munhinga suspeitaram uma viatura que levava três menores desconhecidos. A população pensou que se tratava de um caso de tráfico de seres humanos. Por isso, começou a exigir que a senhora libertasse as crianças e explicasse a sua proveniência”, disse uma fonte a AIM.
“Iniciou a confusão e a polícia foi chamada ao local para amainar os ânimos. Um dos agentes disparou e matou um mototaxista. A população zangada, partiu para violência e feriu os agentes da polícia e estão neste momento a receber assistência numa das unidades sanitárias naquele distrito”.
Este é o primeiro caso de violência na zona de Munhinga, distrito de Sussundenga. Até ao fim da tarde de hoje, a situação era considerada calma e a ordem reposta.
A vida voltou a normalidade e a circulação de pessoas e bens está sendo feito num ambiente de maior segurança.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/sg