
Maputo, 23 Nov (AIM) – Um dos maiores navios cargueiros do mundo, com cerca de trezentos metros de comprimento, atracou, esta sexta-feira (22), no Porto da Beira, província de Sofala, Centro de Moçambique.
A embarcação, um “Post Panamax”, transporta 1.800 contentores com carga diversa e pertence a uma companhia internacional de navegação marítima.
Miguel de Jenga, director das Operações da Cornelder de Moçambique, concessionária do Porto da Beira, disse que a chegada do navio mostra o avanço da infra-estrutura portuária quanto à competitividade a nível regional.
Por sua vez, o administrador de produção da Empresa Moçambicana de Dragagem (EMODRAGA), Aarão Massingarela, disse a Rádio Moçambique (RM) que, para receber o cargueiro, foram removidos cerca de 80 mil metros cúbicos de sedimentos, no canal de acesso ao Porto da Beira.
O Porto da Beira é um dos portos mais modernos da África e está estrategicamente situado no centro do país e tem ligação ferroviária e rodoviária com os principais mercados da África Austral, como o Zimbabwe, o Malawi, a Zâmbia, o Botswana e a República Democrática do Congo (RDC).
O Porto da Beira é gerido pela Cornelder de Moçambique e é considerado um dos mais eficientes da região austral de África.
(AIM)
mz