
Daniel Chapo, Secretário Geral da Frelimo. Foto arquivo
Maputo, 21 Dez (AIM) – O Secretário-geral da Frelimo, Daniel Chapo, iniciou este sábado (21) uma visita de trabalho, de dois dias, à província Cabo Delgado, para se inteirar do impacto causado pelo ciclone tropical Chido que, último fim-de-semana fustigou a região norte de Moçambique, bem como prestar solidariedade às famílias afectadas.
A sua chegada a Cabo Delgado foi no distrito de Mecúfi que foi severamente atingido pelo ciclone Chido.
Em Mecúfi, Chapo lamentou a perda de 77 vidas humanas, das quais 69 na província de Cabo Delgado, e 768 feridos. No distrito de Mecúfi, todas as infra-estruturas foram destruídas, por isso falta água, luz e alimentos.
Chapo referiu que a Frelimo, partido no poder, está sensibilizado com a causa das vitimas e, por isso, lançou uma campanha nacional de mobilização de apoio multiforme para as pessoas afectadas.
“Todas as províncias e distritos estão neste momento a fazer este movimento através da nossa exortação, para que possamos apoiar com o que tivermos, seja em produtos alimentares, vestuário e calçado para canalizarmos aos nossos irmãos que precisam neste momento”, disse.
Anunciou que parte do apoio para as vitimas já começou a chegar, incluindo material de construção, cimento, chapas, barrotes, pregos, arame, produtos alimentares “com vista a socorrer às nossas populações, que constitui o nosso principal objectivo desta visita”.
O ciclone Chido entrou em Moçambique através de Mecúfi, com ventos que rondavam cerca de 260 quilómetros por hora, bem como chuvas fortes, cerca de 250 mm em 24 horas e trovoadas severas.
O ciclone mais tarde afectou também as províncias de Nampula e Niassa, tendo atingido alguns pontos das províncias de Tete e Sofala. O ciclone Chido também destruiu infra-estruturas diversas, campos agrícolas e provocou erosão.
Nesta deslocação, Chapo faz-se acompanhar pelos Secretários do Comité Central para Administração e Finanças, Sónia Macuvele, de Comunicação e Imagem, Ludmila Maguni e outros quadros do partido.
(AIM)
NL/sg