Maputo, 03 Jan (AIM) – O Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP) recuperou pelo menos 322 reclusos, de um total de 1.534 que se evadiram a 25 de Dezembro último da cadeia de máxima segurança da Machava, e a provincial de Maputo, sul de Moçambique.
Ambas estão no mesmo recinto, na cadeia central da Machava, no bairro do Infulene, província de Maputo.
“Terminamos esta tarde mais uma reunião de balanço e nas últimas 24 horas não tivemos actualização em termos de reclusos recuperados”, disse uma fonte sénior do SERNAP.
Acrescentou que o SERNAP recebe informações de determinados pontos estratégicos para a recuperação dos reclusos referidos.
“As pessoas são denunciadas pela população e logo que recebemos a denúncia, corremos para lá”, sublinhou.
O SERNAP apela a colaboração da população com as autoridades para fornecer informações que possam ajudar na recaptura dos reclusos evadidos.
Para o efeito, os cidadãos podem contactar o posto policial mais próximo, ou o estabelecimento penitenciário especial de máxima segurança e provincial de Maputo.
.
Do total dos evadidos, 1.436 reclusos são da cadeia de máxima segurança e 98 da Cadeia Provincial de Maputo.
Os reclusos evadidos estavam a cumprir penas em conexão com vários crimes, incluindo terrorismo, assassinato, roubo, tráfico de drogas.
As sentenças variam de cinco a 25 anos de prisão, e entre os fugitivos encontram-se os considerados de alta perigosidade.
Parte dos reclusos estavam prestes a concluir as suas penas, em Fevereiro de 2025, e outros tinham sido condenados a 15 anos de prisão, tendo entrado em Março de 2020.
(AIM)
Ac/sg