
Plataforma Flutuante FLNG, na Bacia do Rovuma
Maputo, 16 Jan (AIM) – A petrolífera italiana, Eni, compromete-se a projectar Moçambique na indústria global de Gás Natural Liquefeito (GNL) e incrementar parcerias estratégicas do projecto Coral Norte, a segunda plataforma Flutuante de Gás Natural Liquefeito (FLNG) a ser instalada na Bacia do Rovuma, província setentrional de Cabo Delgado.
O facto é avançado na carta de felicitações do director-executivo da Eni, Claudio Descalsi, enviou a Daniel Chapo, pela sua eleição e investidura como 5º Presidente da República de Moçambique, cuja cerimónia teve lugar quarta-feira (15) na Praça da Independência, em Maputo.
“Esteja certo [Senhor Presidente] de que o nosso objectivo é apoiar a estratégia de desenvolvimento a longo prazo de Moçambique, através de iniciativas de conteúdo local e aceleração da transição energética do país, com a nossa iniciativa de óleo vegetal e projectos florestais”, le-se na nota.
Descalsi deseja a Chapo boa saúde e muito sucesso no cumprimento das responsabilidades e dos seus projectos de desenvolvimento, e “ao povo de Moçambique, estendemos desejos de paz, estabilidade e prosperidade”.
Em Novembro último, a Eni reafirmou a sua prontidão para avançar com a construção da segunda FLNG, facto avançado durante a entrevista a Energy Connect da directora-geral da Eni Rovuma Basin, Marica Calabrese.
“Depois do sucesso do Coral Sul, estamos prontos para lançar o projecto Coral Norte. A Eni tem muita fé neste país e este será o início de mais um sucesso”, afirmara Calabrese.
No Coral Sul, instalada em águas profundas na Área 4, na Bacia do Rovuma, a FLNG, liderada pela Eni, efectuou desde Novembro de 2022 até Junho de 2024, um total de 63 carregamentos do gás, o que corresponde a 4,48 milhões de toneladas de GNL.
Pesquisas conduzidas pela Eni apontam para a existência na Área 4, da Bacia do Rovuma, de mais de 77 triliões de pés cúbicos de gás natural.
A FLNG tem uma capacidade para a produção de 3,4 milhões de toneladas por ano.
A Eni tem um contrato de compra e venda de longo prazo assinado com a BP Poseidon, que cobre os volumes totais de GNL produzidos pelo projecto Coral Sul FLNG.
Moçambique possui mais de 180 triliões de pés cúbicos de gás natural na bacia do Rovuma, que colocam o país na liga dos maiores produtores do mundo.
(AIM)
Ac/sg