
Maputo, 21 Jan (AIM) – As autoridades de educação a nível da capital moçambicana, Maputo, garantem que os exames especiais da 10ª e 12ª classes iniciados esta segunda-feira (20) estão a decorrer sem sobressaltos.
A garantia foi dada hoje (21), em Maputo, pelo director dos Serviços de Assuntos Sociais da cidade de Maputo, Armando Muthemba, durante o balanço do arranque dos exames especiais no ensino secundário geral.
Na capital do país estão em avaliação mais de oito mil alunos da 10ª classe, e cerca de cinco mil da 12ª classe em nove escolas secundárias.
Muthemba disse que esta é a última oportunidade que os alunos têm para transitarem de classe, exortando aos estudantes a evitarem ausências porque estes exames são únicos, especiais e sem mais nenhuma oportunidade.
“Os exames começaram bem no dia de ontem (20), sem nenhum sobressalto, com a maioria dos alunos presentes. Conseguimos identificar um e outro aluno ausente, mas a maior parte dos nossos alunos fizeram-se às suas escolas para realizar os exames”, assegurou Muthemba.
“Os nossos professores estavam presentes, todos eles. Hoje está-se a fazer os exames de Matemática e Geografia. Ontem [segunda-feira] foram feitos, na 12ª classe, os exames de Português e Filosofia, e Português e Biologia, na 10ª classe”, anotou.
A fonte disse ainda que esforços estão a ser feitos para garantir que os resultados sejam divulgados até à próxima semana, de forma que os que transitarem a 12ª classe possam realizar as provas de ingresso no Ensino Superior.
A fonte garantiu ainda que os professores estão comprometidos com a avaliação dos alunos e a preparação do ano lectivo de 2025.
“Neste momento, estão todos os professores a trabalhar. Nas escolas onde não temos exames começaram a apresentar-se e a preparar o início do ano lectivo a decorrer a 31 do presente mês de Janeiro”, avançou.
De acordo com a fonte, decorrem em simultâneo as matrículas. “Esta semana vimos uma avalanche de encarregados de educação a se aproximarem das escolas, o que é bom.”
(AIM)
FG/mz