
Maputo, 26 Jan (AIM) – O Presidente da República, Daniel Chapo, exonerou, este sábado (25), Eliseu Machava, do cargo de embaixador de Moçambique em Cuba. A informação consta de um comunicado de imprensa distribuído pela Presidência da República.
A mexida ocorre poucos dias após um encontro entre o Chefe de Estado e os embaixadores moçambicanos, havido na Presidência da República.
No encontro, Eliseu Machava representou os diplomatas, tendo assegurado que estavam totalmente alinhados com a visão do Presidente da República, reafirmando o compromisso da classe com as prioridades nacionais.
“Estamos prontos e disponíveis para as tarefas que começamos juntos. O discurso do Presidente Chapo oferece uma linha clara de trabalho, destacando a paz e a segurança como prioridades nacionais”, disse Eliseu Machava naquele encontro.
No entanto, dois dias depois, Chapo decidiu pela cessação de funções de Machava como chefe da missão diplomática de Moçambique em Cuba, um país com laços históricos com Moçambique.
Eliseu Machava foi embaixador de Cuba depois de ter ocupado lugares cimeiros no governo e na Frelimo, partido no poder em Moçambique, nomeadamente, Secretário-Geral da Frelimo, governador da província de Cabo Delgado.
Machava foi nomeado para a embaixada em Cuba pelo antigo Presidente da República, Filipe Nyusi, após deixar o cargo de Secretário-Geral da FRELIMO.
(AIM)
PC/dt