
Governadora da província de Manica, Francisca Tomás, confere posse aos novos directores provinciais
Chimoio (Moçambique) 31 Jan (AIM) – A governadora da província de Manica, Francisca Tomás, exige dos directores provinciais, recém-empossados, entrega e dedicação na tarefa que lhes é incumbida de servir fielmente a população.
O repto foi lançado esta sexta feira na cidade de Chimoio durante a cerimónia de empossamento dos novos directores província pelo Conselho a Executivo provincial de Manica.
Os recém-empossados incluem alguns reconduzidos do último mandato e outros rostos que integram pela primeira vez a máquina governativa provincial.
Trata-se Rafael Silvestre Manjate, destacado para o sector de Desenvolvimento Territorial e Ambiente; Maria de Assunção Fernandes, Indústria e Comércio; Ivaraldo Adelino de Sousa, Juventude, Emprego e de Desporto; Flávio Félix Manuel, Obras Públicas; Ema Vanessa Catana, para o sector de género, Criança e Acção Social; Nurmomad Tomé Hassamo, Planos e Finanças; Firmino Vidade Jaqueta, para saúde; Manuel César Bacicolo, Agricultura e Pescas; Ângelo Farnera Chingore, Cultura e Turismo; que entram pela primeira vez nos cargos de direcção no presente quinquénio (2025/29).
Na ocasião, também foi empossado o director do gabinete da governadora da província de Manica, cargo confiado a José Batista Moda.
Dario Hurekure Jane e Marcelo Fernando Dias foram reconduzidos a assessor para a área política e social, bem como económica e administrativa da governadora da província de Manica.
A governadora da província de Manica, Francisca Tomás exigiu esta sexta-feira (31), em Chimoio, trabalho e dedicação por parte dos empossados de forma a resolver cabalmente os problemas da população.
Destacou a entrega de todos ao trabalho visto que o mandato está a iniciar, cuja palavra de ordem é trabalhar para o bem-estar das comunidades.
“Durante a nossa apresentação pública nos comprometemos em tudo fazer para melhorar a vida da população da nossa província. Com esta constituição da equipa de governação estão criadas todas as condições para a concretização dos objectivos traçados para a nossa governação”, afirmou Francisca Tomás.
“O vosso juramento mostra que estão disponíveis para servir de forma fiel a população de Manica. No meio de tantos quadros, vocês foram escolhidos para responderem com eficácia e eficiência aos desafios que são impostos durante a governação da nossa província”.
A ideia, segundo Francisca Tomás é avaliar o desempenho de cada um a partir do momento que prestaram o juramento porque os resultados estão sendo esperado pela população que quer acções com impacto directo e imediato em suas vidas.
“Aos directores empossados que as vossas actividades estejam centralizadas em acções concretas e sejam exemplos de bons dirigentes para a sociedade”, exortou a governadora.
“No exercício das vossas acções vivam e convivam com o povo para dele ouvirem e sentirem o sofrimento, os problemas e os seus anseios, citou as palavras do Presidente da República, Daniel Chapo”.
“A vossa nomeação não significa serem os melhores, mas sim dos escolhidos para o quinquénio (2025/29), daí que o diálogo permanente com a população e outros intervenientes devem nortear as vossas actividades do dia a dia”, acrescentou.
Francisca Tomás pediu a cada um dos governantes empossados, maior profissionalismo para o alcance dos objectivos traçados para os próximos cinco anos de governação no âmbito da governação descentralizada.
“Não queremos dirigentes corruptos. Aos prevaricadores serão responsabilizados. A população está à espera de dirigentes presentes e ágeis e menos burocráticos. Façam de tudo para satisfazer as preocupações da população. Sejais colaboradores dispostos a correr sempre que necessário e manter o foco, seguindo com precisão e objectividade no desempenho das vossas actividades, sublinhou a governantes.
Para completar a equipa do Conselho Executivo de Manica, falta nomear os directores de Educação e Transportes e Comunicações.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/sgManica: governadora exige entrega e dedicação na missão de servir o povo