
Maputo, 08 Fev (AIM) – A União Europeia (EU) vai continuar a prestar a sua assistência ao sector de defesa e segurança em Moçambique, sobretudo no combate ao terrorismo que assola alguns distritos da província de Cabo Delgado, norte do país.
A garantia foi dada ao Presidente da República, Daniel Chapo, durante uma conversa telefónica que manteve com o Presidente do Conselho Europeu, António Costa.
Um comunicado de imprensa da Presidência enviado hoje à AIM refere que, durante a conversa, além da segurança nacional, ambos dirigentes abordaram temas como o fortalecimento das relações entre Moçambique e a UE, incluindo o diálogo político interno.
O Chefe do Estado moçambicano destacou o desenvolvimento económico, comércio e infraestruturas, igualmente, como sectores de vital importância do apoio da UE.
Chapo reafirmou, também, o compromisso do país em fortalecer os laços diplomáticos e comerciais com a UE.
Por sua vez, António Costa felicitou o Presidente Chapo pela sua eleição e investidura, “demonstrando o interesse da União Europeia em manter uma parceria sólida com Moçambique”.
Eleito a 09 de Outubro, Chapo foi investido no cargo a 15 de Janeiro último, numa cerimónia solene que teve lugar na Praça da Independência, cidade de Maputo.
(AIM)
ac/dt