
Maputo, 09 Fev (AIM) – O Presidente da República, Daniel Chapo, endereçou uma mensagem de condolências ao seu homólogo da Namíbia, Nangolo Mbumba, pelo falecimento do primeiro Presidente daquele país irmão, Samuel Nujoma (95), mais conhecido por Sam Nujoma, ocorrido sábado (08) na capital Windhoek, vítima de doença.
Na mensagem que a Presidência moçambicana enviou à AIM, Chapo expressa profunda tristeza pelo falecimento de Sam Nujoma, afirmando que a sua morte não representa apenas uma perda para a Namíbia e Moçambique, mas para todo o continente africano, e para o mundo inteiro.
O legado de Nujoma como um grande líder, segundo o Chefe do Estado moçambicano, foi fundamental na fundação do movimento que tornou a Namíbia independente, a 21 de Março de 1990, e reconhece a sua contribuição para a paz e segurança na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e no continente africano.
Chapo endereça, em nome do povo, do governo de Moçambique e no seu próprio, as mais sinceras condolências ao Presidente da Namíbia, e ao povo namibiano, expressando solidariedade à família enlutada.
Activista revolucionário da Namíbia, anti-apartheid e político, Nujoma serviu três mandatos como o primeiro Presidente da Namíbia, de 1990 a 2005.
(AIM)
ac/dt