
Chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo
Maputo, 28 Fev (AIM) – O Presidente da República, Daniel Chapo, exorta aos muçulmanos e a todos a se entregarem na introspecção e crescimento espiritual, exortando a todos para reforçar os laços de fraternidade e solidariedade, valores essenciais para a construção de um país mais justo e inclusivo.
Uma mensagem a que a AIM teve acesso, endereçada a toda a comunidade muçulmana de Moçambique, por ocasião do início na noite de hoje, do mês do Ramadan, Chapo considera o Ramadan um período de devoção, marcado pelo jejum, pela oração e pelo fortalecimento da relação com Allah.
O Ramadan é igualmente o período de solidariedade e compaixão para com os mais necessitados, sublinhando que neste mês sagrado, os valores do sacrifício, da humildade e do amor ao próximo são vividos de forma intensa, promovendo a paz interior e o bem-estar colectivo.
“Em Moçambique, somos um povo abençoado pela nossa diversidade cultural e religiosa, que constitui um dos pilares da nossa unidade como nação. O espírito de convivência pacífica e respeito mútuo entre diferentes crenças fortalece-nos como povo e inspira-nos a caminhar juntos rumo a um futuro de progresso, harmonia e desenvolvimento sustentável”, lê-se na mensagem.
“Que o exemplo de dedicação e disciplina demonstrado durante o jejum do Ramadan seja um estímulo para todos nós na promoção da paz, do entendimento e da justiça social”, diz.
Chapo acrescenta, afirmando que “este mês sagrado traga a cada família moçambicana bênçãos, saúde e prosperidade. Que os sacrifícios e as orações sejam aceites, e que a fé de cada um se fortaleça ainda mais”.
Conclui desejando, em nome do governo e em seu próprio, um Ramadan Mubarak.
Ramadan é o nono mês do calendário islâmico, baseado nos ciclos da Lua, e os muçulmanos defendem que nesse mês, em 610, o profeta Muhammad recebeu a revelação da palavra de Allah.
Assim, por ser um mês sagrado, os muçulmanos fazem jejum do nascer ao pôr do Sol.
O Ramadan deverá terminar no domingo, 30 de março próximo.
(AIM)
Ac/sg