
Mulheres militares
Maputo, 04 Mar (AIM) – A Primeira-Dama da República, Gueta Chapo, felicita a mulher moçambicana, pela passagem do 64º aniversário do Destacamento Feminino, que hoje se assinala a escala nacional.
O Destacamento Feminino foi fundado no dia 4 de Março de 1967, embora tenha começado em Outubro de 1966, quando o Comité Central da FRELIMO iniciou a admitir mulheres para o seu exército, e foi primeiramente composto por 25 mulheres das frentes de batalhas no norte de Moçambique, em Cabo Delgado e Niassa.
Numa mensagem por ocasião da efeméride, Gueta Chapo ressaltou a importância desta data como um marco histórico que relembra o papel da mulher na luta pela independência nacional e na construção de um Moçambique soberano.
“Nesta data memorável, rendemos homenagem às heroínas que, com coragem, determinação e espírito patriótico, desempenharam um papel fundamental na luta armada de libertação nacional; mulheres que enfrentaram adversidades, quebraram barreiras e demonstraram ao mundo que a participação feminina é indispensável na defesa dos valores da liberdade, da justiça e do desenvolvimento”, lê-se na mensagem.
Destacou que o legado das corajosas combatentes serve de inspiração para a continuidade da luta por um Moçambique mais justo e igualitário, no qual a mulher tenha um papel central na política, na economia e na sociedade.
Reafirmou o compromisso com a promoção dos direitos das mulheres, a equidade de género e o empoderamento feminino em todas as áreas da vida nacional.
“Neste dia especial, apelo a todas as mulheres moçambicanas para que mantenham viva a chama do Destacamento Feminino, assumindo com determinação os desafios do presente e do futuro, em prol do bem-estar das nossas famílias, do progresso do nosso país e da consolidação da paz e unidade nacional. Que a coragem e o espírito de sacrifício das heroínas do Destacamento Feminino continuem a inspirar as gerações presentes e futuras! Viva o Destacamento Feminino! Viva a Mulher Moçambicana”.
(AIM) sg