
Ciclone Tropical “Jude” abre uma cratera na cidade de Nacala
Nampula (Moçambique), 10 Mar (AIM) – As autoridades moçambicanas confirmam a ocorrência de pelo menos cinco óbitos, nas últimas horas, reportados na província de Nampula, durante a passagem do ciclone tropical “Jude”.
O presidente do Conselho Municipal de Nacala, Faruk Nuro, informou que os quatro óbitos foram registados no seu território, causados por desabamento de habitações.
“Temos o registo de quatro óbitos por desabamento de casas e equipas do município estão a recolher outros dados. A situação aqui em Nacala é crítica e continua a chover”, relatou.
Segundo o edil, a intensa chuva que acompanhou o ciclone Jude, causou a abertura de uma cratera enorme na zona baixa da cidade o que coloca em risco os edifícios mais próximos e afecta a circulação de pessoas e bens.
“Temos famílias acolhidas em escolas e o conselho que damos é que as pessoas reforcem a segurança das suas habitações e procurem locais seguros para se protegerem”, disse.
O quinto óbito registou-se no distrito de Meconta e o ferimento de outras três, como informou o secretário permanente distrital Albino Mucuna, contactado por jornalistas via telefone.
Ainda são escassas informações do distrito de Mossuril, que se crê ter sido a porta de entrada do Jude na província de Nampula. Entretanto, as autoridades locais referem que muitas famílias encontram-se desalojadas tendo sido encaminhadas pelo governo local para as escolas próximas.
Ainda por culpa do ciclone Jude, a EDM reporta que pouco mais de 400 mil clientes seus estão desprovidos de corrente eléctrica em vários distritos e bairros da capital provincial, Nampula.
O Jude é o terceiro ciclone que atinge a província de Nampula, desde Dezembro passado, tendo sido antecedido pelo Chico e Dikeledi que deixaram um rasto de destruição.
(AIM)
Rosa Inguane/sg