
Técnicos da EDM em trabalham para repor fornecimento de energia. Foto arquivo
Maputo, 11 Mar (AIM) – Um balanço preliminar indica que pelo menos 436.397 clientes estão as escuras em Nampula, após a passagem do ciclone tropical “Jude” por aquela província do norte do país.
A Electricidade de Moçambique informa que neste momento, as vias de acesso encontram-se interrompidas, condicionando a reposição do fornecimento da corrente eléctrica aos clientes afectados.
Os distritos mais afectados incluem Memba; Nacala a Velha; Mossuril; Ilha de Moçambique; Monapo; Meconta, Ribaue; Mongicual; Mogovolas Angoche, Larde e Moma
O mau tempo deve-se a passagem do ciclone tropical “JUDE”, que se formou no a nordeste de Madagáscar, que atingiu na tarde de domingo a parte continental de Moçambique, nas próximas horas, tendo como porta de entrada os distritos costeiros de Mossuril e Nacala, na província de Nampula, com ventos na ordem de 120 quilómetros/hora.
A EDM garante que equipas técnicas já estão no terreno para inspeccionar a rede danificada, visando a reposição do sistema nas zonas afectadas, o mais breve possível.
Neste momento decorre o trabalho de inspecção da rede para o apuramento dos danos, actividade está a ser realizada com alguma dificuldade devido a prevalência da chuva e ventos fortes”.
Enquanto isso, a EDM recomenda aos adultos para controlarem as crianças e não deixá-las brincarem perto das infra-estruturas danificadas, desligar o quadro geral e todos os electrodomésticos, evitar tocar nos cabos e equipamento eléctrico entre outras medidas de protecção de modo a evitar acidentes, que poderão ser fatais.
(AIM)
sg