
Ciclone tropical “JUDE”. Imagem JTWC
Nampula, (Moçambique), 09 Mar – O ciclone tropical “JUDE”, que se formou no a nordeste de Madagáscar, tem potencial para atingir a parte continental de Moçambique, nas próximas horas, tendo como porta de entrada os distritos costeiros de Mossuril e Nacala, na província de Nampula, com ventos na ordem de 120 quilómetros/hora.
A informação foi partilhada na tarde deste domingo pelo Centro Operativo de Emergência (COE) da província de Nampula, que se reuniu para avaliar a prontidão para resposta humanitária a este evento climático extremo, o terceiro a atingir Moçambique desde Dezembro passado.
Com projecção de risco alto, segundo a delegada do INGD em Nampula, Anacleta Botão, o “JUDE”, poderá atingir os distritos costeiros de Mossuril e Nacala nas próximas horas e, muito provavelmente, a Ilha de Moçambique, Memba e Monapo com chuva, acompanhada de trovoadas, entre 100 a 200 milímetros em 24 horas.
Poderão ser igualmente afectados os distritos de Eráti, Nacaroa, Liupo, Angoche, Meconta, Mogincual, Mogovolas, Moma, Larde, Rapale, Muecate, Mecuburi e cidade de Nampula.
A chuva que antecede a chegada do ciclone está a cair de forma intensa, em toda a província de Nampula, desde a noite deste sábado.
“Na província de Nampula 341,361 pessoas estão em risco muito alto e poderão precisar de assistência, enquanto 1.336 escolas e 139 unidades sanitárias poderão sofrer danos”, informou Botão.
A fonte referiu que ainda que se esperam impactos nas bacias dos rios Melela, Meluli e Ligonha, que pertencem a região norte, na rede de transporte de energia eléctrica e nas estradas dos distritos de Mogincual, Monapo, Mossuril, Angoche e Moma na província de Nampula e Pebane e Gilé, na Zambézia.
Botão actualizou os números dos danos provocados pela época chuvosa desde Outubro de 2024 que dão conta de 52 óbitos, 101 feridos, 462.490 pessoas afectados o que corresponde a 116.355familias.
(AIM)
Rosa Inguane/sg