
Equipamento da EDM destruído por Ciclone. Foto arquivo
Maputo, 12 Mar (AIM) – A passagem do ciclone tropical pela província de Nampula, na região norte, causou um prejuízo avaliado em cerca de 100 milhões de meticais cerca de 1,6 milhão de dólares a empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM).
Em comunicado, a empresa informa aos seus clientes e público em geral que, devido ao mau tempo que assola a região norte, a província de Nampula regista danos numa extensão de 74 quilómetros de linha de média e baixa tensão, bem como a queda de seis postos de transformação (PT) e duas torres de alta tensão, na linha entre Namialo-Monapo.
Com relação ao fornecimento de energia pelo menos 272.757 clientes continuam privados de electricidade. “Neste momento, as vias de acesso encontram-se interrompidas, condicionando a reposição do fornecimento da corrente eléctrica aos clientes afectados”, lê-se no comunicado.
Entretanto, já foi restabelecido o fornecimento normal de energia eléctrica a parte das cidades de Nampula, Nacala e os distritos de Monapo, Liupo e Mongicual.
Enquanto isso, os distritos de Memba; Nacala a Velha; Mossuril; Ilha de Moçambique; Monapo; Meconta; Muecate; Nacaroa e alguns bairros de Nacala Porto continuam as escuras.
Outros distritos incluem Ribauè; Mongicual; Mugovolas.
Entretanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alerta que a depressão Tropical “Jude” está a deslocar-se em direcção ao Canal de Moçambique e continua a influenciar o estado do tempo em alguns distritos de províncias do norte, centro e sul do país, com chuvas intensas acompanhadas de trovoadas e ventos fortes com rajadas.
(AIM)
sg/