
: Presidente da República, Daniel Chapo, visita centro de acolhimento das vitimas do ciclone Jude na província de Nampula
Nampula (Moçambique), 15 Mar. (AIM) – O presidente da República, Daniel Chapo, deixou um vigoroso apelo para a salvaguarda da vida humana, face aos eventos climáticos extremos, incluindo ciclones.
O Chefe de Estado moçambicano falava, este sábado, durante a visita que efectuou ao centro de acolhimento de Entente, na Ilha de Moçambique, província de Nampula, que acolhe famílias vítimas do ciclone “Jude”.
Chapo foi ao local para, segundo disse, inteirar -se das condições de acolhimento das cerca de 400 famílias resgatadas da aldeia de Sangane, que ficou submersa pela chuva intensa que acompanhou o ciclone JUDE, no início desta semana.
O ciclone entrou na parte continental de Moçambique pelo distrito do Mossuril e afectou mais 16 distritos, tendo sido contabilizado, até agora, sete mortes e 20 feridos, em cerca de 100 mil pessoas afectadas.
“A nossa presença em Nampula é porque foi a província que sofreu mais e devíamos vir demonstrar a nossa solidariedade”, disse.
Daniel Chapo destacou o facto de o Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD), através dos seus comités locais, terem conseguido, com a sua acção preventiva, minorar as fatalidades.
O estadista trabalhou durante o dia de hoje na província de Nampula, onde se deslocou aos locais onde infraestruturas rodoviárias foram danificadas pelo ciclone Jude.
(AIM)
Rosa Inguane/dt