
Presidente da República, Daniel Chapo, lança Fundo de Recuperação Empresarial em Nampula
Nampula, (Moçambique), 29 Mar (AIM) – O Presidente da República, Daniel Chapo, lançou sexta-feira (29) o Fundo de Recuperação Empresarial para as micro, pequenas e médias empresas das províncias de Nampula, Cabo Delgado e Tete, com um tecto inicial de 320 milhões de meticais (cerca de cinco milhões de dólares).
A cerimónia, realizada na cidade de Nampula, consistiu na entrega de cheques terceira edição do Fundo Catalítico enquadrada no “conecta negócios”.
Falando durante o evento, o Chefe de Estado explicou que a iniciativa visa fortalecer a ligação entre as pequenas e médias empresas com os mega-projectos, através do fornecimento de bens e serviços, e as províncias prioritárias são Cabo Delgado, Nampula e Tete.
“Com o apoio do Banco Mundial, criámos o Fundo de Recuperação Empresarial, com um montante inicial de cinco milhões de dólares norte-americanos, ou seja, cerca de 320 milhões de meticais”.
Referiu que foram colocados à disposição do sector privado, através terceira edição do Fundo Catalítico, 945 milhões de meticais, cerca de 15 milhões de dólares, prevendo-se financiar cerca de 100 pequenas e médias empresas, de diversos sectores, com o objectivo de fortalecer as ligações de mercado destas com os mega-projectos e incentivar a competitividade verde, (Nampula e Cabo Delgado e outras da região centro do país, economia verde ou circular).
“O nosso governo, através do Ministério das Finanças, está a implementar o Projecto de Ligações Económicas para a Diversificação, denominado Conecta Negócios, financiado pelo Banco Mundial, com o objectivo de reforçar o desempenho das micros, pequenas e médias empresas, através de ligações económicas”, disse.
Sublinhou que esta região promete muito desenvolvimento, principalmente com os mega-projectos que estão projectados na zona norte, como Cabo Delgado, que a qualquer altura podem ser retomados. Por isso, é fundamental que as empresas locais tenham a oportunidade de negócios.
Nampula e Cabo Delgado são duas das três províncias prioritárias que, recentemente, foram severamente por eventos climáticos extremos. Ambas também sofreram com a onda de manifestações violentas.
“A ocorrência desses choques violentos teve um significativo impacto nas três províncias prioritárias para a implementação da terceira edição do Fundo Catalítico, levando à redução da capacidade operacional e de empregabilidade das micro, pequenas e médias Empresas e, em alguns casos, colocando em causa a continuidade do funcionamento destas empresas na sua maioria de jovens e mulheres”, anotou o presidente.
Ainda na sexta-feira, Chapo lançou na Escola Secundária da Cidade Alta, em Nacala, a incitativa “internet para todos” até 2030, bem como o projecto de registo gratuito de crianças e adultos, já em curso, prevendo-se atingir 200 mil pessoas.
A iniciativa, sob a liderança do Ministério das Comunicações e Transformação Digital, é gratuita e, segundo o presidente, deverá alcançar 310 escolas públicas, sendo que actualmente 180 já se beneficiam desta ferramenta.
As duas actividades estão alistadas nas tarefas dos primeiros 100 dias de governação.
Chapo manteve ainda um encontro, em Nacala, com empresários locais.
A visita de três dias do chefe do Estado, a província de Nampula, termina neste sábado.
(AIM)
Rosa Inguane/sg