
: Presidente do Botswana, Duma Boko (primeiro plano no centro), visita Central Termoeléctrica de Maputo (CTM)
Maputo, 29 Mar (AIM) – O Presidente do Botswana, Duma Boko, manifestou hoje (29), o interesse de reforçar a cooperação bilateral, duradoura e sustentável com Moçambique nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia para ambos países.
Boko manifestou o desiderato durante a visita à Central Termoeléctrica de Maputo (CTM), na companhia do ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe
“É uma central impressionante servindo a um propósito nobre e grandioso, não apenas na economia moçambicana, mas também para a vida quotidiana das pessoas em Moçambique”, disse.
A central, uma oferta do governo japonês, possui uma capacidade para a produção de 106 megawatts. .
“O que também é mais importante e impressionante é o facto de 40% da força de trabalho é composta por mulheres e jovens formadas em ciência e tecnologia. Esta é uma inspiração e ambição de termos paridade “, disse.
O Chefe do Estado do Botswana, fez saber que ambos países estão envidar esforços para que os dois povos (moçambicano e tswana), tenham acesso integral à energia.
“Estou muito grato por ter visitado a esta central e ela serve como inspiração permanente, também Botswana está trabalhando em uma central termoeléctrica movida a gás metano e carvão de 300 megawatts.
Acrescentou que o nível de habilidades técnicas que estão em exibição constituem uma inspiração para o Botswana.
(AIM)
MR/sg