
Presidente da República, Daniel Chapo, deposita a coroa de flores no Monumento aos Heróis no âmbito das Celebrações do 50º Aniversário da Independência Nacional de Moçambique. Foto de Carlos Júnior
Maputo, 25 Jun (AIM) – O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, depositou uma coroa de flores na Praça dos Heróis, em Maputo, para homenagear todos os cidadãos que deram a sua vida pela independência nacional que se celebra nesta quarta-feira (25).
O acto teve um significado pelo facto de Moçambique estar a celebrar 50 anos da sua independência do jogo colonial português, proclamada no Estádio da Machava, província de Maputo, nesta data em 1975.
O Chefe do Estado acompanhado pela sua esposa, Gueta Chapo, iniciou a visita à cripta quando eram precisamente 0900 e a sua saída saudou vários grupos presentes nas imediações da cripta, entoando canções revolucionárias, designadamente, as organizações da Frelimo, partido no poder, a Organização da Mulher Moçambicana, Organização da Juventude de Moçambique e a Continuadores.
Comunicando com os presentes, o Chefe do Estado apelou à preservação da paz e unidade nacional como os maiores ganhos da independência nacional.
Na Praça dos Heróis era notável a presença de um número elevado de delegações estrangeiras, com destaque para o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa e o Chefe do Estado do Zimbabwe, Emerson Mnangagwa.
Participaram igualmente no evento titulares dos órgãos de soberania, membros do corpo diplomático acreditado em Moçambique, membros das Forças de Defesa e Segurança, representante dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional, familiares e outros convidados. .
(AIM)
Paulino Checo/sg