
Comandante-Geral da PRM, Bernardino Rafael, Foto de Santos Vilanculos
Maputo, 02 Jul (AIM) – O antigo Comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) Bernardino Rafael, vai ser ouvido na manhã da próxima segunda-feira (7) na Procuradoria-Geral da República (PGR) na cidade de Maputo.
Fontes afirmam que a audição enquadra-se no âmbito dos autos em curso na PGR, relativos a uma denúncia remetida por organizações da sociedade civil moçambicanas, e um activista social.
Rafael tinha no seu sob o seu comando, a PRM durante e após a realização das VII eleições gerais e IV para as assembleias provinciais, ocorridas a 9 de Outubro de 2024, no território moçambicano.
Uma semana após a realização das eleições, algumas cidades moçambicanas viveram tempo de pânico provocado pelos manifestantes convocados pelo ex-candidato presidencial, Venâncio Mondlane, que reclamava vitória.
As manifestações degeneram em violência que culminou com a morte de mais de três centenas de manifestantes e milhares de feridos.
Venâncio Mondlane já manifestou interesse em ocupar o assento que legalmente está reservado no Conselho de Estado, como o segundo candidato mais votado nas eleições presidenciais.
(AIM)
Ac/sg