Cerimónia de proclamação da Primeira-Dama da República Presidente da Organização dos Continuadores de Moçambique
Maputo, 29 Set (AIM) – A Primeira-Dama de Moçambique, Gueta Chapo, defende a contratação de psicólogos para assistir os alunos nas escolas básicas.
Falando hoje em Maputo, depois proclamada presidente da Organização dos Continuadores de Moçambique (OCM) instituição juvenil dedicada à promoção e defesa dos direitos da criança, Gueta Chapo disse acreditar que as crianças têm muito a dizer, mas carecem de local apropriado.
“Gostaríamos também de pedir ao governo de Moçambique, especialmente ao meu esposo, Presidente da República de Moçambique, para que possa alocar psicólogos em todas as escolas básicas porque as nossas crianças têm algo a dizer, têm algo a contar, têm algo a tirar dentro dos seus corações para a nossa sociedade”, disse.
A esposa de Chapo referiu a um caso mediatizado há cerca de um mês, de um adolescente, aluno, que esfaqueou de forma fatal o seu pai, alegando que o pai agredia a todos na residência.
“As nossas crianças sofrem dentro de casa, sofrem nas escolas, sofrem nas ruas; então, precisamos de ter alguém lá na escola, pronto para ouvir as nossas crianças; e assim, iremos evitar muitas situações de homicídio”, afirmou.
“Se tivesse um espaço para ser ouvido, acho que isso até não poderia acontecer”, acrescentou.
Apelou a um trabalho em conjunto para ultrapassar os males que apoquentam a sociedade.
Dirigindo-se às crianças, Gueta Chapo recomendou a pautarem pelo respeito aos mais velhos, e que façam deveres de casa, mas sem esquecer que a missão principal é estudar.
A esposa do Chefe do Estado mencionou situações de abusos sexuais contra crianças e adolescentes cometidos por pessoas do próprio núcleo familiar ou de convivência com a família.
“Ultimamente, temos assistido a violações sexuais em que os pais violam as próprias crianças, as próprias filhas; em que irmãos violam as irmãs; em que colegas violam suas colegas da escola, e isso acontece quase por todo o país. Esse é um comportamento que temos que mudar”, disse, chamando à atenção aos adultos a se afastar dessas práticas indecorosas.
O Gabinete da Primeira-Dama, de acordo com Gueta Chapo, trabalha diariamente para o bem-estar de todas as crianças moçambicanas. “Quero dizer que eu serei a vossa melhor amiga, a vossa defensora”.
Durante a cerimónia, Gueta anunciou a ex-Primeira-Dama, Isaura Nyusi, como presidente honorária da OCM. Isaura Nyusi ocupou o cargo nos últimos 10 anos.
A COM foi criada a 25 de Outubro de 1985, pelo então falecido primeiro Presidente da República, Samora Machel, que ficou marcada pela sua célebre frase para apelidar as crianças como “Flores que nunca murcham”.
(AIM)
Ac/sg
