Vice-reitora para Transformação Digital, Lúcia Ginger, da Universidade São Tomás
Maputo, 30 Set (AIM) – A Universidade São Tomás de Moçambique (USTM) desafia os estudantes desta instituição de ensino superior a apresentarem propostas e soluções inovadoras com base nos conhecimentos e meios tecnológicos disponíveis.
Segundo a vice reitora para Transformação Digital, Lúcia Ginger, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) coloca a par as áreas da educação, cultura e tecnologia como factores determinantes para o desenvolvimento das sociedades e superação dos desafios que enfrentam.
Lúcia Ginger, falava hoje (29), no decurso das jornadas científicas que contam com a participação de estudantes, académicos e investigadores ao serviço da Universidade São Tomás de Moçambique.
Por isso, a fonte recomenda aos estudantes da USTM a apresentarem projectos nas suas unidades orgânicas, formando equipas multidisciplinar para os inúmeros desafios que Moçambique enfrenta.
“Caros colegas investigadores, docentes e estudantes, o nosso trabalho é a chave dessa transformação, porém dirijo-me em especial a vós estudantes, geração mais preparada e conectada, não devemos esperar pelo diploma para começarmos a inovar “, disse.
Explicou que as jornadas científicas da USTM realizam-se sob lema “Ciência e Tecnologia ao Serviço da Sociedade: Inovar para transformar desafios em oportunidades”.
Destaca-se entre os temas científicos que serão abordados no decurso das jornadas científicas “Transformação Digital e Inovação Tecnológica em Moçambique, caminhos para sustentabilidade e desenvolvimento”.
Ressalvou que as mesmas áreas auxiliam no processo de produção e realização de actividades nos sectores de agricultura, indústria, medicina, vida social, área forense, trabalho, comércio e outros sectores onde a tecnologia se faz sentir.
“É cada vez mais difícil encontrar uma organização que não faça uso das tecnologias para o aumento da produtividade, qualidade e organização de seus processos de trabalho”, disse.
Referiu que o sucesso da implementação de tecnologias em diferentes áreas exige conhecimento sobre seu uso para que as mesmas agreguem valor e proporcionem eficiência e segurança às operações das organizações.
Fez saber que esta realidade coloca cada vez mais desafios às universidades no sentido de dispor de capacidade para uso integral da tecnologia, não apenas aplicada para o seu funcionamento, mas também dotar estudantes de conhecimentos tecnológicos suficientes de forma responder às exigências actuais do mercado.
Consta igualmente como parte de debate durante os dois dias de jornadas científicas da USTM, os problemas sobre meio ambiente, saúde, economia, tecnologia, educação ambiental, desenvolvimento sustentável e outros.
(AIM)
MR/sg
