
Exposição fotográfica da cooperação Moçambique e Alemanha
Maputo, 13 Out (AIM) – A cooperação entre Moçambique e Alemanha atingiu mais de 1,8 mil milhões de euros nos últimos 40 anos de existência entre ambos países.
O facto faz-se constar no comunicado de imprensa da Embaixada da Alemanha em Moçambique enviado hoje à AIM, que afirma que o actual valor dos projectos em implementação soma cerca de 850 milhões de euros.
A nota cita o Embaixador da Alemanha em Moçambique, Ronald Münch, a reconhecer o impacto duradouro que a ajuda alemã para o desenvolvimento teve nos moçambicanos.
Apontou exemplos da contribuição na criação de empregos, aumento do acesso à eletricidade, bem como o reforço da formação profissional.
A cooperação entre Moçambique e Alemanha, segundo Münch “proporcionou acesso a serviços financeiros para centenas de milhares de pessoas. A exposição evidenciou esses resultados”.
Aliás, semana funda, a assistência para o desenvolvimento entre ambos países foi o foco de várias celebrações e eventos. A Alemanha celebrou o 40º aniversário da cooperação com Moçambique, enquanto, na terça-feira (7) em Maputo, houve consultas governamentais regulares entre os dois países.
Actualmente, os projectos da cooperação alemã no país abrangem áreas que incluem boa governação financeira, migração e deslocados internos, formação profissional, desenvolvimento do sector privado, clima, assim como energias renováveis e eficiência energética.
A Alemanha co-preside a Plataforma de Cooperação para o Desenvolvimento (DCP) e se destaca como um parceiro estratégico de Moçambique, ocupando o lugar de ser dos maiores parceiros bilateral na cooperação para o desenvolvimento, e nos domínios da ajuda humanitária e estabilidade.
Durante as celebrações anuais do Dia da Unidade Alemã, a Embaixada da Alemanha em Moçambique realizou uma exposição fotográfica, evidenciando resultados concretos e histórias pessoais de sucesso da parceria entre os dois países.
A exposição foi acolhida por Münch, e testemunhada pelo ministro moçambicano da Saúde, Ussene Isse, da delegação do Ministério Alemão para Cooperação Económica e Desenvolvimento (BMZ), membros do corpo diplomático, parceiros de cooperação, sector privado, figuras políticas, culturais, membros da sociedade civil e de partidos políticos.
(AIM)
Ac /sg