Destroços do acidente rodoviário ocorrido na Estrada Nacional Número Seis (N6) distrito de Nhamatanda, província de Sofala
Maputo, 29 Out (AIM) – Pelo menos sete mortos e nove feridos, incluindo graves e ligeiros, é o balanço de um acidente de viação do tipo choque frontal entre uma minibus de transporte de passageiros e um camião de mercadorias, ocorrido na Estrada Nacional Número Seis (N6) distrito de Nhamatanda, província de Sofala, centro de Moçambique.
As mortes e feridos foram registados na minibus, que fazia o percurso da cidade da Beira, a Nhamatanda.
Após o choque frontal, os dois veículos caíram em uma vala à margem da N6.
Nos vídeos postos a circular nas redes sociais, ouve-se gritos de socorro entre os feridos apertados na minibus e um que se vê apenas a cabeça, a pedir que os socorristas improvisados usem um macaco hidráulico para retirá-lo dos destroços do veículo.
Citado na Rádio Moçambique, emissora nacional, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia (PRM), Marito Peralto, aponta como causa provável uma ultrapassagem irregular do camião, que transportava calcário e seguia no sentido contrário.
“O camião a ultrapassar outro veículo, o camionista não observou que no sentido contrário vinha uma viatura, que é semicolectivo de passageiros, acabou chocando contra a minibus”, disse.
Por isso, Peralto apela aos condutores a pautarem pela prudência, e por uma condução ordeira, defensiva como forma de evitar ao máximo, qualquer tipo de eventualidade que possa perigar a vida.
No entanto, o director clínico do hospital rural de Nhamatanda, Nelson Salvador, afirma que dos nove feridos registados, quatro foram transferidos para o Hospital Central da Beira, e três tiveram alta.
“Pacientes com ferimentos ligeiros ou moderados e fracturados e que pela complexidade das fracturas vão ser assistidos no Hospital Central da Beira, e os outros doentes vão continuar em seguimento, e desses, três ambulatórios, já tiveram alta”, referiu.
(AIM)
Ac/sg
