Maputo, 6 de Nov de 2025 (AIM) – A Fundação Tony Elumelu, em parceria com a União Europeia, a Cooperação Alemã (GIZ) e a Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OACPS), lançou a segunda edição do Programa de Empreendedorismo Feminino para África (WE4A), destinado a fortalecer o papel das mulheres no desenvolvimento económico africano.
A iniciativa, implementada em oito países, oferece financiamentos não reembolsáveis de 5.000 dólares, formação e mentoria especializada para empreendedoras que desejem expandir os seus negócios. Na primeira fase, 2.000 mulheres africanas já foram beneficiadas.
Em Moçambique, o evento de lançamento decorreu esta quarta-feira, em Maputo, e marcou o início da campanha de divulgação que visa inspirar e apoiar novas candidaturas.
“Queremos informar e inspirar mulheres sobre as oportunidades do programa, partilhar histórias de sucesso e incentivar novas candidatas”, afirmou Moyo Awotile, Directora de Comunicação e Marketing da Fundação Tony Elumelu.
As inscrições estão abertas até Janeiro de 2026, e as candidatas elegíveis devem ser empreendedoras moçambicanas com negócios sediados em África, em qualquer sector económico.
Com esta iniciativa, a Fundação Tony Elumelu e os seus parceiros reforçam o compromisso com um futuro mais inclusivo e sustentável, promovendo o empoderamento feminino e o crescimento económico em África.
(AIM)
