Sessão de abertura do Curso Regional da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) sobre Mulheres, Paz e Segurança nas Operações de Apoio à Paz
Maputo, 24 Nov (AIM) – Moçambique acolhe, de 24 a 28 de Novembro, o Curso Regional da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) sobre Mulheres, Paz e Segurança nas Operações de Apoio à Paz.
A iniciativa visa capacitar profissionais das Forças de Defesa e Segurança para integrar a perspectiva de género nas operações de manutenção da paz e promover a participação ativa das mulheres.
O Secretário Permanente do Ministério da Defesa Nacional, Coronel na Reserva Casimiro Mueio, destacou que a formação representa um marco no fortalecimento das capacidades colectivas da região.
“É com enorme satisfação que testemunhamos a realização da formação dedicada à reflexão, capacitação e fortalecimento das capacidades colectivas no domínio do género e das mulheres no contexto das operações de apoio à paz da nossa região”, afirmou.
Salientou os desafios de paz e segurança enfrentados na região, como conflitos armados, terrorismo, criminalidade transnacional e deslocamentos forçados, que afectam de forma desproporcional mulheres, crianças e grupos vulneráveis.
“A participação ativa e significativa das mulheres nos processos de paz, combinada com a integração da perspectiva de género das Forças de Defesa e Segurança, resulta em operações mais eficazes, mais seguras e com impactos mais sustentáveis”, disse.
O Secretário Permanente destacou os avanços de Moçambique no fortalecimento do quadro normativo e institucional em matéria de género no sector da defesa, incluindo políticas de protecção, igualdade de oportunidades, formação, saúde militar e condições adequadas de trabalho.
Realçou a importância de capacitar os profissionais de defesa e segurança para actuar de forma sensível ao género, promovendo eficácia e sustentabilidade das operações.
O Comandante-Geral do Centro Regional de Treinamento e Manutenção da Paz da SADC, Colin Mafika, explicou os objectivos da capacitação. “Os principais objectivos deste curso são aumentar o conhecimento, habilidades e atitudes dos participantes, aplicar frameworks de género nas operações de apoio à paz e promover a agenda de paz e segurança das mulheres”, explicou.
Colin Mafika destacou que o curso conta com 45 participantes de diversos Estados-membros da SADC, que vão partilhar experiências, realizar exercícios práticos e desenvolver competências essenciais para integrar a perspectiva de género em operações de apoio à paz.
Mueio e Mafika incentivaram os participantes a aproveitar a formação com responsabilidade, disciplina e proactividade, criando redes de cooperação que fortaleçam o trabalho conjunto na região.
(AIM)
IN / sg
