Maputo, 10 Dez (AIM) – O ministro de Transportes e Logística suspendeu, esta quarta-feira (10), as actividades de transporte de passageiros da Empresa Transportes IDEAL, Lda, que faz parte da transportadora CityLink.
Um comunicado do Ministério dos Transportes e Logística que a AIM teve acesso refere que a decisão inclui também o envolvido no acidente de viação ocorrido a 07 de Dezembro corrente, no distrito da Manhiça, na província de Maputo, que resultou na morte de sete pessoas.
O documento refere que a suspensão das actividades da empresa de transportes de passageiros visa dar lugar os processos de investigação e peritagem para o esclarecimento do sinistro.
“A deliberação visa proteger a vida dos cidadãos e está sustentada no Código da Estada e no regulamento de Transporte em Veículos Automóveis e Reboques”, lê-se na nota.
O ministro também criou uma comissão de inquérito para, no prazo de 15 dias, apurar as causas do acidente e produzir recomendações para a tomada de decisão sobre medidas a aplicar.
Recorda-se que o sinistro envolveu um autocarro da Transportes IDEAL, que, ao realizar uma manobra de ultrapassagem sem as devidas precauções, colidiu frontalmente com um minibus modelo Quantum que seguia no sentido contrário. O acidente para além das mortes causou danos materiais avultados.
(AIM)
FG /sg
