1º vice-presidente da Assembleia da República, Hélder Injojo
Maputo, 09 Jan (AIM) – O primeiro vice-presidente da Assembleia da República de Moçambique (AR) Hélder Injojo, participa a partir da próxima quarta-feira (14) na 28ª Conferência dos Presidentes de Parlamentos da Commonwealth (CPPC), evento de quatro dias a decorrer em Nova Deli, capital da Índia.
Um comunicado de imprensa da AR enviado hoje à AIM diz que Injojo participa no evento em representação da Presidente da AR, Margarida Talapa, que está “indisponível por motivos de sobreposição na sua agenda de trabalhos”.
A CPPC terá como foco o uso de inteligência artificial e redes sociais nos processos parlamentares, uma oportunidade para os países membros trocarem as boas práticas, reforçarem a cooperação parlamentar e trabalharem colectivamente para construir um futuro justo e equitativo entre os povos.
Integra igualmente, a delegação do parlamento moçambicano, o chefe da bancada do Povo Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS), Sebastião Mussanhane, que igualmente é chefe do Grupo Nacional junto da Associação Parlamentar da Commonwealth.
O PODEMOS é o maior partido da oposição no país.
Além de Mussanhane, integram também a directora-geral Legislativa da AR, Filomena Grachane, o assessor parlamentar e assistente de Injojo, Custódio Simbine, o assessor do secretário-geral da AR, Augusto Domingos, bem como o assistente do Grupo Nacional junto da Associação Parlamentar da Commonwealth, César Bonifácio.
Num outro desenvolvimento, o Grupo Nacional junto da União Parlamentar dos Estados-membros da Organização de Cooperação Islâmica participa, a partir da próxima terça-feira (13) na Reunião da Comissão Permanente Especializada em Assuntos Políticos e Relações Exteriores da organização.
Composto pela chefe do Grupo, a deputada da AR, Leonor Lopes, e do assistente, Benedito Machoco, a reunião, que termina quarta-feira (14) vai decorrer em Ouagadougou, capital de Burkina Faso.
(AIM)
Ac /sg
