Água das chuvas deixa a linha-férrea do Limpopo suspensa
Maputo, 15 Jan (AIM) – A empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) decidiu paralisar a circulação de comboios e outros meios ferroviários na linha do Limpopo, uma importante rota estratégica que conecta o Porto de Maputo ao vizinho Zimbabwe.
A paralisação deve-se às chuvas intensas que caem há cinco dias na região sul do país, explica uma nota dos CFM a que a AIM teve acesso hoje.
“Esta medida preventiva foi tomada com vista a garantir a segurança dos passageiros e dos seus bens, cargas transportadas e infra-estruturas ferroviárias”, lê-se no documento.
Com cerca de 522 quilómetros a linha do Limpopo liga a cidade de Maputo e a fronteira de Chicualacuala, distrito com o mesmo nome, na região oeste da província meridional de Gaza.
A fronteira de Chicualacuala liga Moçambique a Zimbabwe.
Enquanto isso, os CFM continuam a envidar esforços para repor a normalidade operacional logo que as condições de segurança estejam repostas.
No entanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê nas próximas 24 horas, a continuação da ocorrência de chuvas fortes, que poderão atingir mais de 50 milímetros em 24 horas, e localmente muito fortes (acima de 100 milímetros em 24 horas) acompanhadas por vezes de trovoadas severas e ventos fortes.
A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH) estima que mais de 400 mil pessoas poderão ser afectadas pelas inundações e, consequentemente, devem ser compulsivamente retiradas das suas residências, sobretudo em Gaza.
O Presidente da República, Daniel Chapo, manifestou solidariedade para com os afectadas pelas inundações.
As chuvas já causaram um total de 94 mortes em todo o território moçambicano que atravessa a época chuvosa que iniciou em Outubro de 2025, e se estende até Abril próximo.
Por isso, a DNGRH recomenda a tomada de precauções que incluem evitar a travessia do leito dos rios Limpopo, Incomáti, Umbelúzi e Maputo; bem como acompanhar toda a informação emitida pelas entidades competentes.
(AIM)
Ac /sg
