Doente de cólera. Foto arquivo
Nampula, (Moçambique), 29 Jan (AIM) – O distrito costeiro de Nacala, o segundo maior centro urbano de Nampula, está no topo da lista dos mais afectados pelo surto de cólera que grassa na nortenha província e Nampula.
Dados do boletim diário do sector da Saúde que a AIM em Nampula, teve acesso, indicam que actualmente existem 46 doentes internados, 45 estão no centro de tratamento de Nacala.
A mesma informação dá conta que a cólera mantém-se activa, além de Nacala, nos distritos de Memba, Moma e Eráti e, que desde a eclosão do surto, em Setembro do ano passado, foram notificados 18 óbitos de um total de 1.514 casos com 1.451 altas hospitalares.
No que respeita aos óbitos, oito registaram-se no distrito de Eráti, no interior da província enquanto os restantes 10 ocorreram no litoral, Memba e Nacala, cada um com cinco.
As autoridades da Saúde em termos de percentagem afecta os maiores de 15 anos com 47, seguido da faixa etária dos zero aos quatro anos com 29 enquanto de 5 aos 14 anos representam 23.
O registo adianta que as unidades sanitárias atendem mais mulheres, 51 por cento, contra 49 por cento de homens.
De acordo com as autoridades da Saúde entendem que constituem factores de risco desta doença a fraca cobertura de abastecimento de água, deficiente saneamento do meio, incumprimento de medidas básicas de higiene individual e colectiva aliada a desinformação.
Para impedir o alastramento da doença a Saúde mantém uma campanha intensa para a prevenção recomendando o reforço da higiene individual e colectiva, cuidados com água e alimentos.
Outra recomendação é que em caso de suspeita os doentes devem procurar imediatamente cuidados nas unidades sanitárias.
(AIM)
RI /sg
