Secretário de Estado Fredson Bacar no lançamento da II edição da Gala de Turismo, na província de Nampula
Ilha de Moçambique, (Moçambique), 05 Fev (AIM) – O governo moçambicano renovou o apelo para a união de esforços com o fim último de alavancar o sector do turismo no país, fortalecendo o seu papel como um vector de desenvolvimento, competitivo, resiliente e inclusivo.
Estas premissas foram reiteradas nesta quarta-feira pelo Secretário de Estado do Turismo, Fredson Bacar, no lançamento da II Edição da Gala de Turismo e Fórum de Turismo de Investimento, uma cerimónia que teve como palco o Museu na emblemática cidade da Ilha de Moçambique, um dos principais destinos turísticos da nortenha província de Nampula.
Bacar afirmou que o governo está a implementar reformas estruturantes no âmbito da agenda de transformação e desenvolvimento sustentável do turismo, cuja base foi anunciada em Novembro passado em Vilankulo, na província de Inhambane.
“O Turismo é uma das centralidades de governação, por ser um dos sectores estratégicos na agenda de desenvolvimento do país, pela sua capacidade de gerar emprego, promover a inclusão económica, dinamizar as economias locais e cadeias de valor das micro, pequenas e médias empresas, bem como contribuir para a diversificação da base produtiva nacional”, sustentou.
O governante descreveu a província de Nampula, como um dos pólos estratégicos do turismo nacional e internacional, justificando por isso acolher a segunda edição da Gala, agendada para Junho próximo.
Na quadra festiva passada, Nampula recebeu cerca de 27 mil turistas, número acima das projecções que indicavam perto de 25 mil.
Dados actualizados indicam que ao todo a província de Nampula dispõe de 4.151 quartos distribuídos em 715 estabelecimentos turísticos e emprega 7.429 trabalhadores.
(AIM)
RI/sg
