
Presidente da República, Daniel Chapo, entrega Regadio 7 de Abril no distrito de Guijá, província de Gaza
Maputo, 28 Maio ( AIM)- O Presidente da República Daniel Chapo, reafirmou hoje (28) o compromisso do executivo moçambicano em trabalhar para o bem-estar do povo e desenvolver o país.
“Nós vamos continuar a trabalhar e tomar medidas bem pensadas que beneficiem o povo moçambicano, o nosso objectivo é desenvolvimento Moçambique”, disse Chapo que falava na vila de Macia, distrito de Bilene, província de Gaza.
Para o efeito, o governo tem estado a desencorajar a violência, discurso de ódio entre irmãos moçambicanos, elevar as mensagens de paz e reconciliação.
No decurso do comício popular realizado hoje (28) em Macia e outros cantos da província de Gaza, o Presidente da República agradeceu a população pela sua eleição e do partido Frelimo.
Por outro lado, enalteceu os residentes de Gaza, pelo facto de não aderirem aos protestos violentos.
“Não há nenhum país no mundo que desenvolveu com manifestações violentas, criminosas e com a destruição de bem públicos e privados”, advertiu.
Explicou a população que devido a recorrentes conflitos pós-eleitorais, desde o início das eleições multipartidárias em 1994, o governo assinou recentemente junto dos partidos políticos o compromisso político para um diálogo nacional inclusivo, onde os moçambicanos irão participar nos debates.
Em Bilene, a população manifestou as suas inquietações ao Chefe do Estado, particularmente o elevado custo de vida, falta de financiamento para implementação de iniciativas de desenvolvimento, escolas de ensino técnico profissional, incremento da rede de abastecimento de água, entre outras.
Chapo garantiu a resolução gradual das inquietações, citando como exemplo a criação do Fundo de Desenvolvimento Económico Local, como forma de gerar auto-emprego e outras necessidades da população.
Referiu que o país, respeita diferenças, as liberdades de expressão, religiosa, política entre outros.
(AIM)
MR/sg