
Maputo, 11 Jul (AIM) – A Comissão Política da Frelimo retirou a candidatura de Baera Moreira, representante da cidade de Maputo, à eleição para o cargo de secretário-geral da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), por não reunir os requisitos mínimos exigidos pelo estatuto da organização.
Segundo apurou a AIM, a candidatura de Moreira foi chumbada por insuficiência de tempo de militância no partido, que exige um mínimo de 10 anos para elegibilidade ao cargo. Moreira tem atualmente nove anos e cinco meses de militância.
Com a retirada de Baera Moreira, restam dois candidatos na corrida à liderança da OJM, nomeadamente, Constantino André, da província de Gaza e Samson Chongo, da província de Tete, que ambos disputarão o cargo de secretário-geral no encerramento da 7.ª Conferência Nacional da OJM, que decorre desde quarta-feira na cidade da Matola, província de Maputo.
Segundo o porta-voz da conferência, René Mucavele, o segundo dia do evento marca o início das eleições internas para os órgãos centrais da OJM. “Teremos a eleição da comissão eleitoral que será encarregue de conduzir todo o processo, o qual termina no sábado com a eleição do novo secretário-geral”, explicou.
Os membros do Conselho Nacional, responsáveis por eleger a nova liderança já foram eleitos nas delegações provinciais e na cidade de Maputo, e serão homologados e apresentados ainda hoje.
Um dos pontos de debate da conferência é a revisão do estatuto da OJM, com destaque para o critério etário. De acordo com Mucavele, o novo dispositivo estatutário visa permitir que membros eleitos antes dos 35 anos possam concluir os seus mandatos, mesmo depois de ultrapassarem essa idade.
“Queremos evitar situações em que membros com mais de 35 anos tenham de abandonar os cargos, como acontece hoje, o que compromete a memória institucional e o legado da organização”, justificou o porta-voz.
A proposta visa preservar a continuidade e permitir a transmissão de conhecimento intergeracional dentro da agremiação juvenil da Frelimo.
Sob o lema “OJM Renovada na Transição Geracional: Firme na Defesa da Pátria e na Promoção da Independência Económica”, a 7.ª Conferência Nacional conta com a participação de 1.200 delegados de todas as províncias, cerca de 300 convidados nacionais e internacionais, incluindo representantes de ligas juvenis amigas da OJM.
O evento termina no sábado, 12 de julho, com a eleição do novo secretário-geral e a aprovação das principais linhas estratégicas da organização para os próximos anos.
(AIM)
ac/PC