Maputo, 25 Dez (AIM) – Um total de 23.449 viajantes entre nacionais e estrangeiros atravessaram, nas últimas 24 horas, a fronteira de Ressano Garcia, província de Maputo, dos quais 9.371 mineiros.
O porta-voz do Serviço de Migração na província de Maputo, Juca Bata, explicou que o elevado fluxo de cidadãos que trabalham nas mineradoras do lado sul-africano foi prontamente atendido nas secções criadas para o efeito.
″É o movimento de ontem (sábado), com particular destaque para os mineiros, sendo que, só deste grupo, entraram 9.371 mineiros neste posto de travessia de Ressano Garcia, daí que é número totalmente ascendente. Por isso, abriu já a algum tempo este balcão de mineiros que era para especialmente receber a eles”, contou.
“Se formos a verificar os números anteriores, eram de 2.500 mineiros por dia, mas este sábado foi o dia de pico″, acrescentou.
Por outro lado, Bata disse esperar que este domingo haja uma redução acentuada do movimento migratório no maior posto fronteiriço do país.
Desde o lançamento da operação ″TSAKANI″, a 09 de Dezembro corrente, já cruzaram a Fronteira de Ressano Garcia cerca de 158.392 viajantes
As Autoridades Migratórias esperam, na presente Quadra Festiva, a travessia de perto de 448.000 viajantes, entre nacionais e estrangeiros em todos os postos fronteiriços do país.
Esta cifra representa um aumento em 31 por cento, quando comparado com igual período do ano passado, houve o registo de 339. 500 viajantes em todos postos fronteiriços.
(AIM)
amq/dt