Maputo, 07 Abr (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, saúda a todos cristãos pela celebração da pascoa, acto que coincide com a celebração da morte de Jesus Cristo.
“Em nome de todos os moçambicanos, queremos endereçar uma palavra de apreço à comunidade cristã para que, inspirada na paixão e na morte de Jesus Cristo, reflictam sobre o seu sacrifício na cruz e renove a sua fé, cultivando a paz e a concórdia no mundo”, disse Nyusi.
Nyusi falava, esta sexta-feira (07), em Maputo, durante as cerimónias centrais alusivas à celebração do dia 07 de Abril, “Dia da Mulher Moçambicano”, efeméride que este ano coincide com a Sexta-feira Santa.
Na ocasião, Nyusi destacou as valências da mulher na luta contra a violência baseada no género e outros fenómenos que impedem o desenvolvimento da mulher moçambicana, o que, segundo ele, perpetua as desigualdades e a discriminação.
“Convido a todos a usarmos esse momento para reflectirmos sobre como reforçar as medidas para a eliminação das práticas que impedem o desenvolvimento da mulher”, disse.
“Hoje, mais do que celebrarmos as heroínas pioneiras de ontem, rendemos homenagem às mulheres que lutam, diariamente, para garantir o sustento e dos seu. Rendemos homenagem às mulheres que lutam contra a violência baseada no género e às mulheres que tem os seus direitos negados”, acrescentou.
A festividade do dia da Mulher decorre sobre o lema: Inclusão Digital Inovação e Tecnologia para a Promoção da Igualdade do Género.
(AIM)
lw/dt