
Vista frontal da Confederação das Associações Económicas de Moçambique
Governo e sector privado validam documentos sobre como exportar para mercado da UE
Maputo, 17 Abr (AIM) – O governo e sector privado validaram documentos explicativos sobre como exportar para o mercado da União Europeia (EU), no âmbito da implementação do projecto Promove Comércio.
Para o efeito, a Development Alternative Initiatives (DAI) reuniu com os parceiros de implementação do projecto para discussão e validação dos documentos “Tool Kit” sobre Comércio entre Moçambique e UE, e do “ABC Guide” de como exportar para UE.
Com o “toolkit” pretende-se dotar o sector público e “stakeholders” nacionais, em geral, e os que lidam com o comércio internacional, em particular, de um instrumento de referência sobre a implementação do Acordo de Parceria Económica (APE) entre a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a UE, para assistirem os operadores do comércio externo.
O “toolkit”, segundo um comunicado de imprensa da (?? Confederação das Associações Económicas de Moçambique ??), enviado hoje à AIM, contém 12 capítulos e foi elaborado no âmbito da Assistência Técnica da DAI Global que implementa o programa de Apoio ao Comércio e Desenvolvimento de Moçambique – Promove Comércio – financiado pela União Europeia (UE).
A DAI Global é uma firma mundial de consultoria para o desenvolvimento com projectos em cerca de 160 países.
O Guião de Exportação tem como objectivo explicar ao púbico em geral e o sector privado em particular, “como exportar com sucesso para o mercado europeu a partir de Moçambique.”
“Este serve como instrumento de divulgação e conhecimento do APE para facilitar e promover o aumento e a diversificação das exportações do país, aproveitando as oportunidades para as empresas moçambicanas resultantes do acesso preferencial ao mercado da EU”, sublinha o comunicado.
O documento é um instrumento de informação e referência, com um guia prático sobre os passos necessários para exportar, com particular destaque para a UE e beneficiando das vantagens do APE.
O mesmo fornece informação geral sobre os procedimentos e requisitos relativos ao APE para permitir aos utilizadores terem um melhor entendimento e orientação no processo de exportação para a UE.
Apresenta, igualmente, a sequência, passo a passo, e lista os procedimentos, documentos e a conformidade necessária para quem pretenda exportar ou explorar melhor o mercado europeu.
(AIM)
Mz