Maputo, 13 Mai (AIM) – O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, interagiu com a força local que combate o terrorismo na província nortenha de Cabo Delgado, e prometeu que muitos problemas que a mesma enfrenta serão ultrapassados.
O Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS) disse que os problemas logísticos serão ultrapassados com a recente aprovação da lei que cria a mesma força.
“Muita coisa dependia da legislação. Isso já foi feito e a força local já esta legalmente criada,” sublinhou Nyusi no encontro realizado sexta-feira (12), no distrito de Mueda.
Destacando a bravura com que a força enfrenta o inimigo, Nyusi disse que da conversa que manteve, em Cabo Delgado, com o comandante da força e outros das FDS ficou a saber de muita evolução. “Fiquei a saber da vossa evolução, os vossos sucessos e os combates que realizam, a imprimir grande dinamismo e a punir duramente o inimigo”.
Referiu que “mesmo quando temos algumas percas, tenho tido conhecimento”.
“Queremos vos encorajar para continuarem a bater duro o inimigo. Aquilo que vocês fizeram há duas semanas quando foram buscar aquelas armas que eles tinham capturado. Estão de parabéns”, afirmou Nyusi.
“É preciso perseguir até lá onde estão,” acrescentou.
Um outro pedido endereçado pelo Presidente da República é a necessidade de colaboração. “Colaborem com os vossos filhos, coordenem com a polícia, forças armadas e colegas de segurança.”
“Vocês também estão organizados aqui no grupo de inteligência, de reconhecimento. Continuem assim,” acrescentou.
(AIM)
mz