
Nampula (Moçambique), 23 Mai (AIM) – A Igreja Católica em Moçambique divulgou segunda-feira (22) uma mensagem relativa a sua IV Assembleia Nacional Pastoral, realizada cidade de Nampula, norte do país, onde manifesta a esperança de ver reavivada a fé a escala nacional numa altura em que os eventos contemporâneos apontam para várias reflexões.
A mensagem, assinada pelo Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) e também Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saure, faz alusão ao discernimento necessário dos tempos.
“Os trabalhos consistiram em quatro momentos fundamentais. Primeiro avaliamos a caminhada da Igreja em Moçambique; segundo, discernimos os sinais dos tempos do momento actual no qual somos chamados a exercer a nossa missão; terceiro, aprofundamos o significado do núcleo fundamental do anúncio cristão e, por último, debruçamo-nos sobre os meios a privilegiar para reavivar o anúncio e o testemunho da Palavra de Deus”, lê-se na mensagem a que a AIM teve acesso.
Para manter vivo o testemunho e divulgação da Palavra, o CEM aponta como evidencia o carácter da formação cristã, “que não se confunde com a simples aquisição de um conjunto de informação e conhecimento”.
“A formação cristã consiste no discipulado”, sublinha a fonte.
Por isso, acrescenta, que a realização da IV Assembleia Pastoral contemplou várias fases desde as paróquias, províncias eclesiásticas, até a fase celebrativa.
“Foi para favorecer a participação e auscultação de um maior número de fiéis, o que muito nos ajudou a tomar consciência de que já estamos a fazer um caminho sinodal e estamos em sintonia com a Igreja Universal”, anota a mensagem.
A IV Assembleia Nacional Pastoral da Igreja Católica decorreu de 17 a 21 de Maio na Arquidiocese de Nampula e reuniu bispos, sacerdotes, religiosos e leigos provenientes de todas as dioceses de Moçambique.
(AIM)
RI/mz