Maputo, 27 Jun (AIM) – O Instituto moçambicano de Saúde (INS), em parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates, dos Estados Unidos da América, e outros parceiros, está a desenvolver um projecto de apoio ao financiamento competitivo à pesquisa em saúde nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
O projecto denominado “Grand Challenges” para os PALOP pretende fortalecer a capacidade das instituições de pesquisa em saúde.
A directora-geral adjunta do INS, Sofia Viegas, explica que os PALOP constituem novos beneficiários, uma vez que a iniciativa já está a ser implementada em outros cantos do mundo.
“Estes projectos já existem em vários outros países e agora iremos implementar, a iniciativa, nos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Oportunidade para que investigadores de vários domínios possam concorrer para projectos de investigação inovadores na área de saúde” disse a médica.
Para o florescimento da pesquisa científica em saúde, a Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, aprovou, este ano, a Lei de Investigação em Saúde Humana.
Moçambique também estabeleceu a agenda de Investigação em Saúde e o Fundo Nacional de Investigação (FNI).
A fonte reconhece a relevância dos instrumentos, porém considera-os insuficientes para a investigação científica.
“A despeito dos importantes avanços em curso nos nossos países, o financiamento disponível para a investigação científica em saúde continua distante daquilo que são as necessidades e/ou demandas das instituições de pesquisa e dos próprios investigadores”, referiu.
A fonte acrescentou, na sua tese, que “ainda há desafios relacionados ao financiamento”.
O “Grand Challenges para os PALOP” é apontado como uma janela de oportunidade específica para os países membros e pretende, também, elevar a capacidade das instituições de pesquisa da organização em matéria de captação de financiamento competitivo à investigação, incentivar a realização de pesquisa em saúde alinhada com os problemas e prioridades locais e promover o estabelecimento de redes de colaboração científica entre as instituições de pesquisa dos PALOP.
(AIM)
CC/mz