Durban (África do Sul), 28 Jun (AIM) – Pelo menos duas pessoas morreram, centenas de casas inundadas, dezenas de veículos danificados e várias pessoas feridas é o resultado de chuvas e ventos fortes que atingiram as regiões de Phoenix, Inanda e partes de KwaMashu em Durban na terça-feira.
O Serviço de Meteorologia da África do Sul (SAWS) emitiu um aviso de nível 2 alertando para a ocorrência de chuvas de até 50mm e trovoadas que atingiram a costa sul de KwaZulu-Natal e eThekwini e que provocaria inundações, escreve o TimesLive na sua página electrónica.
Em Inanda, os residentes ficaram abalados quando ventos fortes atingiram a área, danificando telhados, portões de madeira e vedações.
Vários objectos foram projectados no ar, causando danos e pânico entre os residentes que tentavam abandonar a zona de perigo.
Alguns residentes disseram que estavam arrasados e inconsoláveis devido as perdas.
O município de eThekwini disse que as equipas de busca e salvamento conseguiram várias resgatar famílias que estavam cercadas nas suas residências e que esforços estavam sendo feitos para remover os destroços ao longo das vias.
Acrescentou ainda que os danos à infra-estrutura do governo na cidade foram maiores. Clínicas ficaram inundadas e condutas de água danificadas.
A equipa de emergência conseguiu evacuar quatro membros da mesma família de sua residência em Trenance Manor, depois que um riacho na parte de trás da propriedade ficou inundado.
Reagindo ao incidente, o governo disse que as famílias que foram afectadas estão recebendo apoio e assistência adequada.
Segundo a imprensa local, o ANC disse que o desastre ocorreu horas depois que o Conselho Político se comprometeu a mobilizar apoio para ajudar as comunidades em tempos de aflição.
(AIM)
TimesLive/Zt)/sg