
Maputo, 06 de Jul (AIM) – O centro para testes de certificação internacional, situado no Parque de Ciência e Tecnologia de Maluana (PCTM), paralisado há cerca de três anos, poderá voltar a funcionar até ao próximo ano.
A garantia foi dada pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia (ENPCT) durante as celebrações do 11º aniversário desta instituição.
A fonte explicou que a suspensão resultou de uma decisão administrativa.
Neste momento, segundo Cumbane, decorrem investimentos com vista à reactivação da sala de exames de certificação internacional.
“Paramos porque, primeiro, o centro de formação não estava a funcionar a ‘full gás’, por dificuldades que nós temos, entres elas a distância e a frota limitada de transportes”, disse.
“Mas agora que estamos a investir para a recapitalização da empresa, porque muitas coisas que o Parque tinha foram se desvalorizando ao longo do tempo. O centro de exames de certificação internacional estará em funcionamento até 2024”, assegurou.
O exame de certificação internacional permite que operadores do ramo da tecnologia exerçam actividades, sem qualquer restrição, a nível internacional, segundo o engenheiro do PCTM, João Sitóe.
Por sua vez, o exame é realizado sob monitoramento remoto de entidades internacionais que, após a aprovação, geram um código que serve como certificado.
(AIM)
SC/dt